Markitanda
Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Westfália
Preservar a cultura alemã é um compromisso que se renova a cada ensaio, apresentação e evento realizado pelo Westfälische Tanzgruppe. Para marcar os 30 anos de história, o grupo de danças promove o 1º Kinder und Jugendtanztreffen von Westfälische Tanzgruppe, no dia 19 de julho, e o 5º Café Colonial, no dia 26.
Encontro reúne dez municípios
O primeiro evento ocorre neste sábado (19), com o 1º Jugendtanztreffen – Encontro de Danças Infantis e Infantojuvenis de Westfália, reunindo grupos folclóricos dos municípios de Brochier, Arroio do Meio, Imigrante, Poço das Antas, Teutônia, Paverama, Santa Clara do Sul, Forquetinha e Salvador do Sul, além dos anfitriões westfalianos.
Aberta ao público, a programação inicia às 9h, com recepção dos grupos em frente ao Salão da Oase. Em caso de chuva, a acolhida será transferida para o salão da Associação Cultural e Esportiva Fluminense, local do evento. Às 9h30min, os participantes desfilam pela Rua Henrique Uebel até o Fluminense, período em que o trecho da via irá apresentar algumas restrições para o trânsito de veículos.
As apresentações começam às 10h30min, com destaque para as categorias do grupo anfitrião. Às 11h30min, haverá pausa para o almoço, com oferta de lanches durante todo o evento. Às 13h, os grupos visitantes voltam ao palco, seguidos por danças de integração e brincadeiras.
Café Colonial
O segundo momento comemorativo está marcado para o sábado seguinte (26), com o tradicional Café Colonial. Em sua 5ª edição, o evento inicia às 19h, no salão da Associação Cultural e Esportiva Fluminense.
Além da farta mesa com receitas típicas, a noite contará com apresentações de todas as categorias do Westfälische Tanzgruppe, homenagens e peça teatral encenada pelos próprios dançarinos.
“Os eventos traduzem o espírito do nosso grupo, de união de gerações em torno da valorização das tradições alemãs. Celebrar os 30 anos com momentos como esses reforça o nosso compromisso com a cultura e com a comunidade, preservando a arte da dança”, ressalta a coordenadora do grupo, Taila Sofia Hollmann.
Os ingressos podem ser adquiridos com os integrantes das categorias Juvenil e Oficial, ou por meio das redes sociais do grupo.
Três décadas de tradição e intercâmbio
Fundado em 11 de julho de 1995, o Westfälische Tanzgruppe surgiu a partir da união de interessados na realização de intercâmbio para Laggenbeck, na Alemanha. A partir daquele dia iniciaram os ensaios periódicos preparatórios para apresentações no país europeu.
Desde então, o grupo se consolidou como um dos principais representantes da cultura alemã em Westfália e região. O primeiro intercâmbio ocorreu em 1997, com outras seis edições posteriores e visitas a diversos países do Velho Continente, como Bélgica, Holanda, Suíça e França. A última edição aconteceu em 2024.
Atualmente, o grupo reúne mais de 80 pessoas e realiza ensaios semanais nas comunidades de Linha Berlim e Linha Schmidt. Um dos diferenciais é a dança com sapato de pau, praticada por todas as categorias do Westfälische Tanzgruppe.