17/05/2022

Westfália e Teutônia entregarão nova ponte à comunidade

Alana Gausmann Flores/AI Teutônia

Uma obra histórica e bastante aguardada está prestes a ser entregue às comunidades de Linha Frank e do Bairro Boa Vista. Trata-se da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, na divisa entre os municípios de Westfália e Teutônia, que beneficiará o escoamento da produção primária e promoverá o desenvolvimento da economia, além de evitar o bloqueio do local em períodos de enchente.

A estrutura será entregue oficialmente à comunidade na próxima sexta-feira, dia 20 de maio, em ato solene junto à nova ponte a partir das 10h30min. Executada com recursos próprios dos dois municípios, a obra foi realizada pela Construtora Edil Eireli, vencedora da licitação, e representou um investimento total de R$ 1.289.055,37 (metade custeada por cada Município).

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, destaca a importância da parceria entre os dois municípios para concretização desta grande obra. “A ponte sobre o Arroio Boa Vista, que interliga os municípios de Teutônia e Westfália, era uma obra aguardada há muitos anos pela comunidade de Boa Vista e Linha Frank, principalmente em função dos alagamentos frequentes, que deixavam o trânsito interrompido em épocas de cheias do arroio. Além disso, trata-se de uma obra estratégica para facilitar e agilizar o escoamento da produção primária, melhorando a segurança de quem transita pelo local. Com certeza esta parceria entre os municípios foi fundamental para realização da obra”, pondera.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, reforça a importância desta obra histórica. “Conseguimos tirar esta importante obra do papel graças à parceria entre os municípios. A estrutura atende um antigo anseio dos moradores das comunidades, especialmente em razão dos alagamentos e da falta de segurança da antiga ponte. Posso dizer que é uma grande conquista e uma obra histórica para Westfália e para Teutônia. Agora, é chegado o momento de entrega-la oficialmente à comunidade”, destaca.

A nova ponte sobre o Arroio Boa Vista tem 36,75 metros de extensão e 9,70 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento (em sentidos opostos) e duas faixas para pedestres e ciclistas, além de capacidade para veículos de até 45 toneladas. A estrutura substitui a antiga ponte de madeira, construída na década de 50, e atende um antigo anseio das comunidades de Linha Frank e do Bairro Boa Vista.