21/06/2022

Westfália é destaque no ranking dos indicadores do Programa Previne Brasil

AI Westfália e Divulgação

Instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, o Previne Brasil é um programa que tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento que altera algumas formas de repasse das transferências aos municípios, sendo classificados em três critérios: capacitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo às ações estratégicas. O mesmo está focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços de Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, baseados em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas assistidas.

Um dos critérios para a transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. O valor transferido neste componente é considerado conforme os resultados alcançados em um conjunto de indicadores, que são monitorados e avaliados nos trabalhos das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Equipe de Saúde Bucal (ESB). São eles: consultas de pré-natal das gestantes, testes rápidos em gestantes, proporção de gestantes com atendimento odontológico, cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal, acompanhamento de pessoas com hipertensão e acompanhamento aos pacientes diabéticos.

A Secretaria Municipal de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social de Westfália está trabalhando na melhoria dos indicadores acima mencionados a cada quadrimestre, evoluindo positivamente desde o primeiro quadrimestre de 2021. Já no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro, fevereiro, março e abril), o Município alcançou a nota de 8,38, ocupando o 34º lugar no Rio Grande do Sul.

“Agradeço pelo empenho, comprometimento e persistência de todos os profissionais da saúde envolvidos. Me orgulho de liderar essa equipe de forma clara e positiva, e assim continuaremos seguindo em direção aos nossos objetivos para que possamos melhorar a cada quadrimestre os nossos indicadores”, considerou a coordenadora da pasta, Simone Heemann.