20/10/2022

Westfália é agraciada com o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso

Divulgação / AI Westfália

A certificação concedida ao município contempla uma série de exigências voltadas ao cuidado, atenção e atendimento aos idosos

Westfália, através do trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, recebeu recentemente, o Selo Bronze UBS Amiga do Idoso. A certificação, concedida pela Secretaria Estadual da Saúde é destinada para unidades que integram o programa Bem Cuidar e que contemplam uma série de exigências voltadas ao cuidado, atenção e atendimento aos idosos.

O certificado foi entregue pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ao prefeito de Westfália, Joacir Antonio Docena, à secretária municipal de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Simone Heemann, no dia 13 de outubro, durante ato no Hospital Bruno Born, em Lajeado. O município atingiu os indicadores necessários e obrigatórios para o primeiro ciclo de avaliações, estando, assim, apto à certificação.

Joacir Antonio Docena destaca a alegria em trazer este selo para o Município, pois reflete não só o cuidado dedicado aos idosos, mas também a qualidade, competência e profissionalismo da equipe da unidade. “É o reconhecimento da qualidade da assistência aos munícipes e o olhar especial aos idosos, além de refletir os inúmeros investimentos que temos feito na área da saúde. E tudo isso é possível pela dedicação e trabalho ímpar desenvolvido pela equipe da unidade de saúde”, pontua.

Simone enaltece que o Selo Bronze serve como estímulo para aprimorar ainda mais os serviços de saúde no município. “Ao mesmo tempo em que temos o reconhecimento do Estado por todo o trabalho que executamos, agora é nosso desafio manter e incrementar os serviços de saúde do nosso município, especialmente para a população idosa, para, quem sabe, no próximo ciclo já sermos contemplados com o Selo Prata. Quem sai ganhando é toda a população”, salienta.

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). No que se refere especificamente à certificação, as ações e processos visam promover um envelhecimento mais saudável para a população idosa.