01/09/2022

Tecnologia e sustentabilidade pautam a XIII Feira do Conhecimento

Após dois anos sem atividades presenciais em virtude da pandemia da Covid-19, a XIII Feira do Conhecimento de Westfália registrou casa cheia na primeira noite de programação aberta à comunidade escolar. Tendo por local a Casa da OASE, no Centro do Município, a atividade aborda, nesta edição, as temáticas tecnologia e sustentabilidade, trazendo diversos atrativos que envolvem o público.

Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, o Coral Juvenil e o Grupo Instrumental de Westfália foram as atrações culturais da noite. Com repertório variado, cantores e instrumentistas envolveram e encantaram a comunidade presente. Coral Juvenil e Grupo Instrumental são oficinas ofertadas pelo Município que, juntas, mobilizam em torno de 50 jovens.

Um breve ato solene marcou a abertura oficial da XIII Feira do Conhecimento. A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, disse sentir-se feliz com a retomada presencial da tradicional programação. “Sempre digo que a nossa Feira do Conhecimento marca a culminância de um grande projeto, que envolve todos os estudantes. Infelizmente, por dois anos, não pudemos estar aqui em virtude da pandemia, e hoje ver esta casa cheia é motivo de honra e orgulho, pois demonstra o quanto a comunidade escolar apoia e aprova esta programação”, enalteceu Elisangela.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, falou da importância de abordar duas temáticas tão importantes: tecnologia e sustentabilidade. “Nossa cidade tem acompanhado a evolução tecnológica, inclusive o que pode ser percebido no meio rural. Trabalhar esta temática, aliada à sustentabilidade, é muito importante e, neste sentido, quero parabenizar a todos que se envolveram neste grande projeto que é a Feira do Conhecimento”, parabenizou o chefe do Executivo westfaliano, ainda agradecendo aos pais por abraçarem a iniciativa.

As soberanas do Município (rainha Maica Cristina Wahlbrink, 1ª princesa Táila Lauani Ahlert da Silva e 2ª princesa Maiza Cristini Wahlbrink) também deixaram a sua mensagem, parabenizando a comissão organizadora pela XIII Feira do Conhecimento. “Somos gratas por estar aqui hoje, na retomada presencial deste projeto tão rico, do qual, quando crianças, também já tivemos a honra de fazer parte. Aproveitem este momento tão especial, preparado com carinho para toda a comunidade”, salientaram.

O ponto alto da noite foi a palestra com Guilherme Massena, embaixador do capitalismo consciente no Rio Grande do Sul e cofundador da Dobra. “Capitalismo consciente: o case da Dobra” trouxe temáticas importantes para a comunidade escolar, tais como revolução digital, nova economia e economia colaborativa. Pautas importantes que fizeram com que a Dobra fosse considerada uma das empresas mais humanizadas do Brasil.

Ao final da primeira noite de programação, o público também pôde conferir o óculos de realidade virtual, considerado a maior novidade tecnológica dos últimos anos. Com este equipamento de interface e imersão é capaz de envolver os sentidos do usuário em um ambiente virtual, criado a partir de um conteúdo interativo.

Durante toda a XIII Feira do Conhecimento, há ainda outros atrativos: presença da Livraria Kadernu’s; exposição “Fauna Nativa: um olhar regional” do Museu de Ciências Naturais da Univates – espécies taxidermizadas de mamíferos e aves; presença da Cooperativa Escolar; troca-troca de livros entre a comunidade escolar e coleta de resíduos (baterias, pilhas, eletrônicos e óleo de cozinha usado.

A XIII Feira do Conhecimento segue até a próxima sexta-feira, dia 02 de setembro, e é uma realização do município de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com parceria da Livraria Kadernu’s, SESC Farroupilha, Escolas do SESI do RS, Eletrotec, Smart Tecnologia, Univates, Amigo Internet e Biscoitos Klain.

Conversa com ilustrador e escritora foi a primeira atividade dos estudantes

Na terça-feira, dia 30 de agosto, estudantes tiveram a primeira atividade da XIII Feira do Conhecimento. Pela manhã, o ilustrador Ernani Cousandier interagiu com os alunos e demonstrou sua habilidade por meio do desenho, fazendo caricaturas. Já durante a manhã e à tarde, a escritora Maria Luiza Puglia, que teve alguns de seus livros estudados em sala de aula, conversou com os alunos, esclarecendo dúvidas e interagindo de forma dinâmica.