04/04/2023

Sing Abend evidencia a tradição do canto coral em Westfália

Divulgação / AI Westfália

Dez grupos apresentaram suas canções, sendo uma delas na língua alemã

O canto coral é uma tradição que veio com os imigrantes alemães e ainda hoje está muito presente nas comunidades de Westfália. Praticamente todas as localidades do município possuem, ao menos, um grupo que mantém essa tradição, que não podia ficar de fora nos festejos de 27 anos de emancipação de Westfália, comemorados em março de 2023.

Uma tradição que ficou ainda mais evidente na noite de sexta-feira, dia 31 de março, junto à Associação Cultural Esportiva Fluminense. Foi o 2º Sing Abend, que reuniu 10 grupos de canto coral em uma noite memorável, com canções que iam desde as religiosas até às populares, sem esquecer, é claro, de canções em alemão, onde cada coral deve que apresentar ao menos uma nesta língua, para valorizar a cultural local.

Diferente da primeira edição do Sing Abend, este ano a novidade foi o grande coral. Em torno de 200 vozes cantando ao mesmo, ecoando o canto coral e coroando em grande estilo um dos últimos eventos programados para integrar as comemorações alusivas ao aniversário do município.

Abrilhantaram a noite: Coral Misto Recreio, de Linha Schmidt, coral centenário fundando em 1904; Coro de Senhoras Unidas Venceremos, de Linha Schmidt; Coro de Senhoras da OASE de Linha Frank; Coro de Senhoras Rosa Branca, de Linha Paissandu; Coro Misto Silveira Martins, de Linha Paissandu; Coral de Senhoras da OASE de Linha Schmidt; Coro Misto Justiça, do Centro; Coral Municipal Infantojuvenil de Westfália; Coral Municipal de Westfália; e, com presença especial, o Grupo. Amigos do Sapato de Pau, que iniciou suas atividades em 2013.

O prefeito, Joacir Antônio Docena, enalteceu a tradição do canto coral no município. “É uma linda tradição trazida pelos antepassados e que ajudou a construir a identidade cultural do nosso município, oportunizando momentos de integração e valorização da nossa essência. E é justamente isso que vivenciamos esta noite, no 2º Sing Abend. Parabéns a todos que mantém viva esta linda tradição”, afirmou.

O 2º Sing Abend foi uma promoção da Associação Cultural Westfaliana e da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.