25/08/2021

Prevenção ao uso de drogas pauta palestra para jovens

Fonte:

AI Westfália

Fotos:

AI Westfália

Crédito da notícia:

AI Westfália

“A informação como prevenção” norteou a ação do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvida em Westfália na quarta-feira, dia 18 de agosto, e na segunda-feira, dia 23. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas foram temas presentes na conversa, intermediada pelo psicólogo Vinicius Huffell Vargas.

Esta ação, em específico, voltou-se aos estudantes de 7º, 8º e 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt. Nas duas datas, os alunos receberam informações sobre os danos causados pelo uso, abuso e dependência química no contexto familiar, bem como em suas vidas.

O psicólogo Vinicius Huffell Vargas vê que a importância em abordar a temática está em incentivar os jovens a desenvolverem juízo crítico perante a realidade que os cerca. “O consumo de drogas é considerado um fenômeno social que está presente nos mais diversos contextos e que não se limita a determinadas classes sociais. Neste sentido, nossos jovens precisam ter cada vez mais acesso às informações sobre quais são os desdobramentos que uso, abuso e dependência química podem repercutir em suas vidas e no contexto familiar”, enalteceu ele.

Segundo o psicólogo, a partir desta experiência do PSE outras ações poderão vir a ser articuladas. “Isto porque é preciso considerar que esta temática é de grande apelo para a sociedade como um todo, bem como aos nossos jovens westfalianos”, pontuou Vinicius Huffell Vargas, que atende junto à Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social.

O Programa Saúde na Escola, criado pelo Ministério da Saúde e da Educação, tem por objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação do Município. Esta integração permanente proporciona melhoria da qualidade de vida à população, oportunizando o diálogo sobre temáticas variadas.