14/07/2022

Plano Municipal projeta o desenvolvimento do turismo em Westfália

Instituído pela Lei Municipal nº 1.818, de 21 de junho de 2022, o Plano Municipal do Turismo projeta o desenvolvimento turístico e fomenta iniciativas para o setor no município de Westfália. Dentre as ações previstas no documento, estão: organização do setor e sua infraestrutura; produtos e experiências turísticas, com turismo responsável e seguro; eventos; capacitações; marketing e posicionamento; e monitoramento e pesquisa.

Em construção desde a pandemia, o Plano Municipal do Turismo foi desenvolvido pelo Conselho Municipal do Turismo, formado por pessoas da comunidade, com assessoria da turismóloga Ivane Fávero, além de parceria do Sebrae e da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Nestes encontros, diversas questões turísticas, como necessidades e peculiaridades do Município, foram consideradas, resultando em um projeto rico e com visão de futuro.

Finalizado, o Plano Municipal do Turismo foi apresentado ao Poder Legislativo em 20 de junho deste ano. Representantes da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) e do Conselho Municipal do Turismo também acompanharam a explanação e complementaram os pontos positivos do projeto, que promove o avanço turístico.

Agora aprovado e em execução, o documento já possibilita intensificar as ações turísticas previstas. “O Plano Municipal do Turismo traz diversas iniciativas para alavancarmos o turismo em nosso Município. Empreendedores locais têm atendido as nossas expectativas e abraçado nossas ideias até então. Que possamos seguir trabalhando juntos e fomentando o turismo local e regional”, enaltece a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter.

“Terra do Biscoito”

Além de ser reconhecido pela cultura do sapato de pau, o município de Westfália também pretende implantar o slogan “Terra do Biscoito” em virtude do potencial econômico apresentado nesta área. A potencialidade foi debatida durante os encontros do Conselho Municipal do Turismo, que sugeriu a abordagem e entendeu o quanto a mesma pode contribuir para o reconhecimento do Município no setor turístico.

Na quarta-feira, dia 06 de julho, a SMEC inclusive sediou um encontro com empreendedores do ramo de fabricação de biscoitos para apresentar a ideia e já lançar uma novidade para o Natal deste ano. A temática será aprofundada em encontros posteriores com empresários e detalhes deverão ser divulgados em breve.

“Estamos bastante otimistas com a adesão dos empreendedores locais. Todos entenderam a iniciativa e mostraram-se otimistas com as ideias apresentadas. Trabalhar o slogan “Terra do Biscoito” é apenas uma das iniciativas do Plano Municipal do Turismo. Temos outros setores para avançar e inovar, e, aos poucos, estaremos apresentando à comunidade”, observa o presidente do Conselho Municipal do Turismo, Lucas Schwarz.

Potencial para explorar

Representando a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Westfália (Aciswest), Fabiane Becker é uma das integrantes do Conselho Municipal do Turismo. Ela acredita ser de suma importância o fato de o Município contar com um plano ativo no turismo. “Nossa cidade é rica em cultura, belezas naturais e tradições mantidas, passadas de geração em geração. Com toda a mobilização na Região dos Vales em relação do Cristo Protetor, acredito que temos um alto potencial a ser explorado no turismo”, pondera.

A conselheira vê que o turismo está atrelado ao crescimento do Município. “Aqui na nossa cidade o turismo pode ser explorado de diversas formas, visto que temos um interior amplo e observando que as pessoas da região metropolitana buscam cada vez mais o interior para o lazer e o descanso. Dessa forma, esse movimento gera, automaticamente, uma oportunidade de expansão aos empreendimentos locais”, considera Fabiane, revelando estar empolgada em poder contribuir com ideias e planos para Westfália. “O turismo me encanta”, pontua.