21/06/2023

Plano Municipal de Cultura norteia ações para o segmento

Realizada em 02 de junho, a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Westfália teve como tema central a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Cultura pelos segmentos culturais do Município. Tendo por local a Casa da OASE, no Bairro Germânia, a programação contou com a presença de autoridades, membros do Conselho Municipal de Política Cultural e representantes de entidades culturais.

Dando início às atividades, autoridades municipais enalteceram a importância do Plano Municipal de Cultura enquanto diretriz nas ações do segmento em Westfália. “O plano é resultado de uma construção conjunta, liderada pelo Conselho Municipal de Política Cultural e pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), e norteia ações para a cultura e metas deste segmento para o nosso Município. Parabéns a todos que estiveram envolvidos e se dedicaram para esta elaboração. Agora, nos cabe reavaliá-lo sempre que necessário”, frisaram.

Durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura, a estrutura do Plano Municipal de Cultura foi apresentada, avaliada e incrementada pelos presentes. Finalizado, o documento passou por apreciação do Poder Legislativo em sessão ordinária no dia 05 de junho, sendo aprovado por unanimidade. A lei que institui o Plano Municipal de Cultura é a Lei Municipal nº 1952, de 06 de junho de 2023.

Sobre a construção do Plano Municipal de Cultura

Em dois momentos de pré-conferência, membros do Conselho Municipal de Política Cultural deliberaram sobre ações e metas para a cultura, já indicadas por entidades culturais do Município. O trabalho de construção do Plano Municipal de Cultura contou, ainda, com a assessoria técnica do produtor cultural Fernando Keiber.