23/01/2024

Novas conselheiras tutelares tomaram posse neste mês

As novas conselheiras tutelares de Westfália já estão nas suas funções. A cerimônia de posse ocorreu em 10 de janeiro, em ato realizado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e CRAS.

A vice-presidente do Comdica de Westfália, Laís Franciele Grzegorek, enalteceu o trabalho do Conselho Tutelar enquanto órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “O trabalho de vocês é fundamental e necessário na nossa comunidade. Parabéns por cuidarem com tanto carinho das nossas crianças e jovens”, considerou ela.

A coordenadora do Conselho Tutelar, Daiana Horst, destacou o trabalho coletivo do colegiado. “Àquelas que deixam seus cargos, digo que fizemos um grandioso trabalho. Podemos sentir orgulho disso, pois cumprimos nossas funções. Às novas conselheiras que ingressam no colegiado, lembro que teremos dias desafiadores, mas unidas e com o trabalho em equipe conseguiremos vencer qualquer obstáculo”, frisou Daiana.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, também falou da importância do trabalho do Conselho Tutelar no Município. “Parabéns por toda dedicação nesta função importante, zelando pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e conscientizando a nossa comunidade. Às novas conselheiras, desejamos sucesso nos seus cargos. O Conselho Tutelar pode sempre contar com a Administração Municipal no que for necessário”, reforçou o chefe do Executivo westfaliano.

O ato de posse seguiu com entrega de certificados às conselheiras tutelares titulares e suplentes, as quais também receberam um Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A eleição do Conselho Tutelar ocorreu em 1º de outubro de 2023, em processo unificado de escolha em todo o território nacional.

Agora, o Conselho Tutelar de Westfália é composto pelas conselheiras tutelares Daiana Letícia Horst, Luciana Ribeiro Moraes Goulart, Mara Lúcia Radavelli, Bruna Martins e Cristiane de Souza Vaz da Maia. As suplentes são: Dinara Ahlert (1ª suplente), Mirian Schwambach Heemann (2ª suplente), Débora Wagner Cardoso (3ª suplente), Sidiane Markus (4ª suplente), Dionéia Markus (5ª suplente) e Cheila Denise Horst (6ª suplente).

Capacitação

No mês de dezembro, conselheiras tutelares titulares e suplentes participaram de momentos de capacitação, nos quais foram abordadas questões diversas que envolvem o órgão: atribuição e competências do conselheiro tutelar, rotinas de intervenção do Conselho Tutelar na atuação em rede, ética e postura profissional, registros de atividades, encaminhamentos e padronização de procedimentos de comunicação institucional, além de discussão de caso. A assessoria teve como intenção a preparação das conselheiras para suas funções.