11/05/2022

Município segue com ações de conscientização contra a dengue

Nos últimos meses, Westfália tem intensificado as ações de conscientização e monitoramento em relação ao mosquito Aedes Aegypti, que, além de transmitir a dengue, transmite também Zika e Chikungunya. Entre as ações, estão as visitas domiciliares e aos pontos estratégicos, realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA), palestras para estudantes e mobilização em redes sociais oficiais.

Em 28 de abril, o Município registrou o primeiro caso confirmado de dengue. Um segundo caso confirmado foi contabilizado posteriormente, sendo ambos importados conforme registro da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), 21 pessoas já foram testadas, enquanto que outras duas realizaram testes externamente, em laboratório ou farmácia.

Existem hábitos práticos na prevenção contra o Aedes Aegypti, como o uso de repelente, a eliminação de água parada em qualquer recipiente, a limpeza das vasilhas de animais, o descarte correto de recipientes em desuso, o fechamento adequado de lixo, a cobertura de caixas d’água e de piscinas, e a instalação de telas em janelas e portas. “São ações simples que devem ser inseridas em nosso dia-a-dia. Se cada um fizer a sua parte, na sua propriedade, será mais fácil e exitosa e prevenção ao mosquito”, pondera a Agente de Combate a Endemias, Marisa Wiebusch Docena.

No município de Westfália, as ações de combate e prevenção são realizadas pela Agente de Combate a Endemias, com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde em situações específicas. As iniciativas incluem visita quinzenal aos pontos estratégicos, como cemitérios, borracharia, floricultura e Parque de Máquinas; visitas domiciliares para orientação e eliminação de possíveis focos; realização trimestral do LIA, que tem como objetivo orientar munícipes, coletar amostras, eliminar focos e verificar o nível de infestação no Município; e realização de palestras nas escolas da rede municipal de ensino sobre a temática.

Sintomas de dengue e tratamento

Os sintomas da dengue podem ser facilmente confundidos com outra doença. Por isso, fique atento aos sintomas abaixo mencionados e, quando sentir algum desconforto, procure ajuda na UBS:

- Febre alta com início súbito (39º a 40ºC) e forte dor de cabeça;

- Manchas e erupções na pele parecidas com as que ocorrem no sarampo;

- Dor por trás dos olhos, perda do paladar e apetite;

- Cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações, dor abdominal;

- Náuseas, vômitos e tontura.

O tratamento contra a dengue deve ser indicado por um profissional de Saúde. Portanto, não se automedique, uma vez que anti-inflamatórios não devem ser ingeridos. Em caso de sintoma, busque atendimento no Posto de Saúde, que também disponibiliza o teste rápido.