11/04/2024

Município entrega ampliação da EEI Mônica à comunidade escolar

Primando por educação de qualidade, a Administração Municipal de Westfália entende que investir em educação é investir no futuro das crianças, dos jovens, das famílias e de toda a cidade. Neste sentido, foi entregue à comunidade escolar na manhã de sábado, dia 06 de abril, a ampliação da Escola de Educação Infantil (EEI) Mônica, localizada no Bairro Germânia.

A programação, elaborada de forma especial para a data, foi aberta com a apresentação das crianças do educandário, trazendo mensagens de otimismo e alegria para os presentes. A ampliação da estrutura, que representa 422,95 metros quadrados, era um antigo anseio da comunidade escolar e foi comemorada pelas famílias durante o ato inaugural.

Abrindo os pronunciamentos, a diretora da EEI Mônica, Simone Carniel, não escondeu a emoção. “Passa um filme na cabeça: de como era lá no início e como é hoje. E, neste sentido, não posso deixar de agradecer à Administração Municipal por sempre olhar com tanto carinho para a nossa escola. E, digo: investir em pessoas, em educação, é sinônimo de crescimento e desenvolvimento para todos de uma cidade”, enalteceu ela, agradecendo a todos aqueles que estiveram envolvidos para a concretização desta importante obra.

O presidente da diretoria da EEI Mônica, Pablo Diogo Rex Cardoso, também parabenizou a Administração Municipal por sempre primar por oferecer espaços qualificados para a educação das crianças e jovens. “A Escola de Educação Infantil Mônica é exemplo e modelo. Esta ampliação era um grande anseio não só do educandário e dos profissionais, mas de todos os pais. E hoje, felizmente, podemos celebrar esta importante conquista para toda a comunidade. Parabéns, Westfália, por acreditar que investir em educação é investir em futuro”, considerou.

Representando o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), Éverton Pacheco ressaltou que entregar projetos que beneficiem a educação é um dos princípios do parlamentar. “O deputado prioriza o direcionamento de recursos para investimentos em educação. E fazer parte deste projeto em Westfália foi gratificante, tendo em vista o carinho que o deputado tem pelo Município. Estamos sempre à disposição e seremos parceiros sempre que necessário”, destacou o assessor.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jucimar Oneide Docena, enalteceu a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo na concretização de importantes projetos que beneficiam a comunidade como um todo. “Seremos sempre apoiadores e incentivadores de projetos importantes como este, pois as crianças são o nosso futuro. Parabéns a todos os envolvidos na conclusão deste projeto tão especial, que beneficiará tantas crianças e famílias”, ponderou.

Também emocionado, o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, considerou esta como uma das obras mais importantes da Administração Municipal. “Não tenho dúvidas de que esta é a obra que marca a atual gestão, porque aqui é o começo de tudo. Para mim, pai, professor e secretário, é gratificante fazer parte deste momento tão importante. Que as crianças e professores façam bom uso deste espaço moderno e amplo, tão aguardado por toda a comunidade escolar. Contem sempre conosco”, reforçou o secretário.

Por fim, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, reforçou que a EEI Mônica é uma escola modelo. “Esta obra que estamos entregando foi pensada e desejada há muitos anos pela comunidade. Felizmente hoje podemos inaugurar este espaço tão lindo, que agora permanece cedido para a Escola de Educação Infantil Mônica, uma escola que é modelo e exemplo pela sua qualidade, desde a sua fundação. Uma história bonita e que merece ser sempre lembrada, pois conta com o envolvimento de toda a comunidade. Parabéns, Westfália, por mais esta conquista tão importante”, pontuou o chefe do Executivo westfaliano.

Marcando de forma oficial a inauguração do prédio, autoridades prosseguiram com o descerramento da placa inaugural e desenlace da fita, que abriu o espaço para a visitação de toda a comunidade presente.

Mais detalhes da obra

O Prédio Escolar Municipal é cedido por meio da Lei Municipal nº 2041, de 26 de março de 2024, para a Escola de Educação Infantil Mônica. O investimento em estrutura foi de R$ 946.203,84 em recursos próprios da municipalidade, enquanto o mobiliário representou investimento de R$ 104.294,50, sendo que a aquisição contou com recurso destinado pelo deputado federal Lucas Redecker ao educandário.

A ampliação conta com seis novas salas de aula (incluindo Sala Multiuso), privilegiando a iluminação natural e o contato com os pátios externos. O projeto conta também com muro verde, o qual permite a criação de uma horta vertical, garantindo a experiência do contato com a natureza, além de banheiros. O novo espaço possibilita a ampliação do educandário para receber em torno de 187 crianças.