28/02/2023

Investimentos no esporte se refletem em mais qualidade de vida em Westfália

Divulgação / AI Westfália

São diversas modalidades esportivas que são incentivadas pela Administração Municipal

Para a Administração Municipal de Westfália, investir em esporte é investir em saúde, prevenção e qualidade de vida. E o município tem se notabilizado na região pelos investimentos feitos na área, o que se refletem também em mais opções de lazer e turismo para a comunidade westfaliana e regional. Um exemplo disso é o Parque Municipal de Eventos, que conta com pista de atletismo com medidas oficiais. Mas os investimentos vão além! E só em 2023, já foram várias ações executadas ou que estão por iniciar em diversas modalidades.

Na semana passada, a Administração Municipal de Westfália firmou parceria com o Flamengo Futebol Clube feminino. Por meio da parceria, o Município irá ceder o treinador Laudenor Brune para dar continuidade aos treinamentos da equipe. Cabe ressaltar que a equipe feminina do Flamengo vem participando e se destacando em diversas competições em nível regional e estadual, em que tem levado o nome de Westfália.

Também há o fomento do poder público municipal ao esporte por meio do apoio à equipe que joga a 1ª Copa Rota da Serra de Futsal e o patrocínio ao Esporte Clube Juventude para a disputa do Campeonato Intermunicipal. Em ambas as competições, o nome do município acaba estando em evidência, refletindo, assim, os investimentos feitos pela Administração Municipal.

Em março está previsto o início das oficinas de atletismo e futsal, além da novidade deste ano: a oferta do vôlei. Já no dia 22 de março, inicia o Campeonato de Canastra, que também tem mobilizado as comunidades. No mês de março ainda, dentro das festividades dos 27 anos de Westfália, ocorrem o Passeio Ciclístico e o MTB no dia 5; e a Corrida e Caminha Westfália 27 Anos no dia 11.

Além destas modalidades, ainda é realizado pela Administração Municipal o Projeto Conviver, executado pela professora Fabieli Wasem Magedanz. A iniciativa visa a oferta de atividades físicas e esportivas para pessoas com mais 50 anos, sendo que os encontros ocorrem junto ao Flamengo Futebol Clube.

O coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Desporto, Turismo e Lazer de Westfália, Lucas Schwarz, o Município tem colhido bons frutos com os investimentos que têm feito na área. “Por meio das diversas modalidades, estamos oferecendo à população westfaliana a prática de atividades saudáveis. A prática esportiva representa mais saúde, pois se previne inúmeras doenças, o que se reflete na qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Da mesma forma, o secretário responsável pela pasta, Gustavo Sieben, pontua os benefícios que os investimentos no esporte têm gerado. “Além de beneficiar a saúde da nossa população, os investimentos no esporte se refletem na movimentação das comunidades, das nossas praças esportivas, tanto na cidade quanto no interior”, enaltece.

O prefeito, Joacir Docena, ressalta que os investimentos no esporte tem destacado Westfália na região. “Westfália tem se destacado em inúmeras áreas. E no esporte não tem sido diferente. Temos uma estrutura esportiva que tem atraído, inclusive, atletas de outros municípios. E ver que a nossa população também tem utilizado esta estrutura nos motiva a investir ainda mais em esporte, que é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida”, sublinha.