28/10/2022

Hábitos saudáveis de alimentação movimentam rede escolar de Westfália

Divulgação / AI Westfália

Semana da Alimentação envolveu estudantes da Educação Infantil, além dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental

Hábitos saudáveis de alimentação, aliados à prática esportiva, resultam em mais qualidade de vida e menos doenças no futuro. E quando mais cedo se colocar isso em prática, melhores serão os resultados. Por isso, a Prefeitura de Westfália promoveu, entre os dias 18 e 27 de outubro, a Semana da Alimentação, envolvendo estudantes da Educação Infantil, além dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Enquanto que na primeira semana a programação foi voltada exclusivamente à Educação Infantil (incluindo os alunos da Escola de Educação Infantil Mônica) e aos anos iniciais do Ensino Fundamental, na segunda semana as atividades foram dedicadas para estudantes dos anos finais, tendo por local a Universidade do Vale do Taquari (Univates). As atividades da Semana da Alimentação de Westfália incluíram momentos de nutrição, educação física e odontologia, três áreas que, juntas, resultam em uma vida mais saudável.

Na semana passada, no dia 18 junto ao ginásio da EMEF Vila Schmidt, houve apresentação teatral sobre o tema para todos os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano. A partir de então, foram desenvolvidas inúmeras atividades de nutrição e educação física para os demais alunos dos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Schmidt. Nas escolas do interior, ainda houve atendimento odontológico.

A Semana da Alimentação foi uma programação conjunta da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com o SESC, que disponibilizou a nutricionista Aline Bombardelli e a educadora física Rocheli Pretto para a execução da iniciativa. A nutricionista da Secretaria de Educação, Gabriele Schneider Bentancor, e a nutricionista da Secretaria de Saúde, Marise dos Santos Aguiar também participaram e acompanharam a execução dos trabalhos.

Já para os anos finais do Ensino Fundamental, as atividades ocorreram esta semana e se concentraram junto à Univates. Dentre as ações desenvolvidas, foi feita a antropometria (peso e altura) dos alunos no Laboratório de Avaliação Nutricional; degustação e entrega da receita dos produtos degustados no Laboratório de Técnica Dietética, sendo eles pasta de cenoura e pasta de abacate; além de atividades físicas no Complexo Esportivo.

As atividades na Univates foram executadas pelo curso de Nutrição, sob a coordenação de Fernanda Scherer Adami e suporte das nutricionistas Patrícia Fassina e Juliana Bruch Bertani, além de alunos da graduação. Também atenderam os alunos estudantes do curso de Educação Física.

A titular da pasta da Saúde, Simone Heemann, ressaltou que, após dois anos de pandemia, se pode observar o impacto que este período desencadeou nos sistemas agroalimentares. “Uma alimentação saudável, acessível, de qualidade e de modo permanente, são importantes para uma melhor qualidade de vida e saúde para todos nós. E a melhor maneira é de já estarmos ensinando isso as nossas crianças”, afirmou.

A titular da pasta da Educação, Elisangela Schneider Wiethölter, destacou que, mesmo que a programação da Semana da Alimentação sendo voltada aos estudantes, indiretamente toda a comunidade saiu ganhando. “Certamente muitas das orientações e aprendizados que os alunos tiveram durante a Semana da Alimentação foram levadas para casa. Então, é uma forma de os pais ou responsáveis também já adotarem alguns hábitos saudáveis de alimentação. É uma semente que plantamos, que certamente gerará inúmeros frutos no futuro”, frisou.