18/08/2022

Grupo Instrumental faz público vibrar com a Jovem Guarda

Com repertório de homenagem à Jovem Guarda, o Grupo Instrumental de Westfália reuniu familiares, amigos e comunidade para mais uma edição do seu tradicional jantar. Realizado na sexta-feira, dia 12 de agosto, na Associação Cultural e Esportiva (ACE) Fluminense, no Centro do Município, o espetáculo musical fez o público vibrar, cantar e se divertir ao som de grandes clássicos da época.

Após o jantar, uma breve abertura oficial marcou o início da programação. As soberanas de Westfália (rainha Maica Cristina Wahlbrink, 1ª princesa Táila Lauani Ahlert da Silva e 2ª princesa Maiza Cristini Wahlbrink) parabenizaram o Grupo Instrumental e disseram sentirem-se orgulhosas por Westfália valorizar seus talentos locais. “Para nós, é sempre gratificante estarmos em eventos como este, que promovem e enaltecem nossos talentos culturais. Parabéns, instrumentistas e cantores, por esta noite especial, por este grandioso espetáculo”, enalteceram.

A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, enalteceu a trajetória do Grupo Instrumental de Westfália. “Por mais um ano, felizes somos por contarmos com este espetáculo em nosso calendário. Hoje, além de parabenizar estes jovens talentos, quero também parabenizar as famílias, que motivam as crianças e jovens a investirem em propostas saudáveis para o futuro, como é a música. Vida longa ao Grupo Instrumental de Westfália”, desejou ela, ainda parabenizando ao Coral Municipal e Coral Infanto-Juvenil de Westfália pelas participações especiais.

Logo em seguida, o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, definiu o Grupo Instrumental como um sonho realizado. “Ainda enquanto vereador, era um grande sonho que o Município tivesse um grupo deste com jovens talentos westfalianos. Hoje, isto está concretizado e com o número de integrantes aumentando a cada ano. Neste sentido, quero aqui anunciar que o poder público investirá novamente em novos instrumentos, abrindo espaço para que mais crianças e jovens de Westfália participem deste projeto. Não posso deixar de mencionar e elogiar, ainda, o trabalho do Coral Municipal e Coral Infanto-Juvenil, que nesta noite abrilhantam esta programação. Parabéns a todos”, parabenizou o chefe do Executivo westfaliano.

Para fechar a noite, o Grupo Instrumental subiu ao palco para promover um show especial à comunidade westfaliana e aos visitantes. Sob a regência de Lucas Eduardo Grave, os jovens apresentaram 12 músicas, escolhidas com carinho para homenagear grandes artistas da Jovem Guarda. O espetáculo contou com a participação do Coral Municipal e Coral Infanto-Juvenil de Westfália, sendo que alguns integrantes também fizeram participação especial de forma solo.

“Nossa proposta, para esta edição, era trazer um espetáculo temático à comunidade. Por isto, em comum acordo entre os integrantes, optamos pela Jovem Guarda. Os clássicos foram escolhidos com carinho e acredito que fomos muito felizes nas nossas decisões”, enalteceu Grave, ainda agradecendo as famílias por, em mais um ano, aderirem à ideia. “Muito obrigado, de forma especial, aos familiares dos instrumentistas por estarem aqui conosco. Este apoio e incentivo é fundamental e fortalece ainda mais o nosso projeto”, complementou.

O Jantar do Grupo Instrumental de Westfália contou com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC).

Recursos destinados aos jovens talentos

O poder público não tem medido esforços para ofertar, aos jovens talentos westfalianos, projetos que visem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nas oficinas de música (canto, instrumentos diversos e Grupo Instrumental), o investimento anual tem sido de aproximadamente R$ 120 mil, o qual se dá por intermédio de parceria com a Associação Cultural Westfaliana. A intenção da municipalidade é manter e aperfeiçoar os projetos existentes, uma vez que traz diversos benefícios e ensina sobre disciplina, foco e concentração.

Um próximo passo é a constituição da Orquestra de Westfália com músicos do Município.

Caminhada de sucesso

Fundado no início de 2017, o Grupo Instrumental de Westfália conta, hoje, com 32 integrantes. A partir deste ano, foram dezenas de apresentações, tanto dentro quanto fora do Município, representando a cultura westfaliana através da música.

Sob a regência do professor Lucas Eduardo Grave, o grupo tem ainda a coordenação de outros cinco professores: Thailan Pereira, Lucas Welp, Pedro Boettcher, Rafael Felipe Wagner Wommer e Pedro Schaeffer. Ano após ano, o Grupo Instrumental de Westfália se fortalece e segue trilhando uma caminhada próspera e de sucesso na região e no Estado.