06/12/2021

“Gerações em Conexão” é o novo projeto para a comunidade escolar

Como educar e dar limites às crianças e adolescentes para fortalecer elos familiares e escolares em um ambiente de respeito mútuo é o objetivo norteador do novo projeto apresentado pela Administração Municipal de Westfália, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) na noite desta quinta-feira, dia 02 de dezembro. O Programa de Educação Parental “Gerações em Conexão” será desenvolvido no primeiro semestre de 2022 e volta-se a toda a comunidade escolar.

Autoridades municipais, diretoras, professores e representantes de Conselhos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas da rede municipal de ensino prestigiaram o lançamento, realizado na sede do Sindicato da Alimentação de Westfália. A acolhida aos presentes foi especial, com apresentação de três canções pelo Coral Juvenil, que tem Euclides Fernando de Souza na coordenação.

Na abertura, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, frisou a importância da promoção de projetos que envolvam toda a comunidade escolar. “Educar crianças e jovens tem sido cada vez mais desafiador. As novas gerações chegam e nós precisamos nos adaptar a elas. Neste sentido, temos muito a aprender uns com os outros, sem falar que a rede família, aluno e escola precisa ser fortalecida sempre mais. E o novo programa vem ao encontro disso, sendo feito para a nossa comunidade”, observou ela, já deixando o convite para os encontros futuros.

O prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena, também esteve presente na apresentação do projeto “Gerações em Conexão”. Ele também mencionou a importância de programas como este. “Parabéns à Secretaria de Educação, que está à frente deste programa, pela iniciativa em abordar um tema tão importante. Fazer também um agradecimento especial aos pais, que têm abraçado nossos projetos no decorrer do ano. Contamos com todos para que o programa seja um grande sucesso”, salientou, parabenizando ainda aos jovens cantores do Coral Juvenil pela apresentação.

O Programa “Gerações em Conexão” buscará apresentar a abordagem da educação positiva para a comunidade escolar, com explanação, vivências práticas e apresentação de um programa sistemático de educação parental para que os adultos se motivem a ajudar as crianças a desenvolver habilidades socioemocionais e habilidades sociais para terem uma vida feliz e produtiva, com aprendizagem de novas atitudes estratégias e concepções parentais. A facilitadora será Daniela de Moraes Garcia de Abreu, que fez sua primeira explanação no ato de lançamento do programa.

Na oportunidade, ela detalhou o funcionamento do programa, que será desenvolvido no primeiro semestre do próximo ano. “Temos muito a aprender uns com os outros. Serão momentos de dinâmica e troca, com quatro encontros presenciais curtos. Convidem a comunidade escolar para estar conosco neste programa”, enalteceu Daniela.

Pensar coletivamente

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, de Linha Berlim, Daniela Eidelwein, esteve presente no lançamento do programa. Segundo ela, “estamos vivendo em um momento cheio de anseios, dúvidas e preocupações em como educar nossas crianças e jovens, e diante de um cenário em que a informação está a clique de distância”.

Neste sentido, a diretora vê que o programa é de grande importância e pensado nestas gerações. “Acredito que seja de imensa valia pensarmos coletivamente nestes desafios e buscarmos juntos uma maneira de educar que possa contribuir para o desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens”, pontuou Daniela Eidelwein.

Relação: família, aluno, escola

O lançamento do programa foi aberto à comunidade escolar. E pais veem a iniciativa de forma positiva. Para Dóris Radavelli, “o Projeto Gerações em Conexão é uma ideia linda, com propósitos, como o próprio nome já fala, da união de laços familiares. Acredito que vai ser uma troca de experiência linda e, ao mesmo tempo, desafiadora para as famílias”, salientou, frisando que o projeto vem ao encontro para aumentar a qualidade da relação pais, filhos e escolas.

Beatriz Rex Bortolini vê o programa como uma interessante oportunidade oferecida para a comunidade escolar. “O tema do projeto vem ao encontro com a dificuldade que todas as famílias e profissionais da educação encontraram e ainda lidam, com as aulas remotas, com o distanciamento social, além do conflito natural de gerações. O projeto traz reflexões para nós, pais, que temos o desafio de educar nossos filhos nos dias atuais”, completou.

Mara Hauschild Horst considera que o projeto surge em um momento muito adequado, em que interagir se faz necessário. “Vivemos tempos que ninguém tem certeza de nada e todos temos contribuições para o entendimento de muita coisa nova. Falarmos a mesma língua é o mais importante para a comunicação. Acredito que é a busca de todos, adultos, jovens ou crianças. Penso que será muito bom”, pontuou ela.