23/06/2023

Formação aborda tecnologia, cultura maker e FABLEARN

AI Westfália e Divulgação

AI Westfália e Divulgação

Nos dias 30 de maio e 1º de junho, o município de Westfália esteve representado em uma formação exclusiva oferecida pelo Instituto SESI em Porto Alegre. Em dois dias de imersão prática e criativa em tecnologias inovadoras, foram apresentados conceitos que exploraram temas como tecnologia, robótica educacional livre com o uso do kit Gogo Board, FABLEARN e cultura maker.

Durante a formação, foram desenvolvidos modelos e artefatos utilizando materiais reciclados, estimulando a consciência socioambiental e a criatividade, e pôde-se explorar uma variedade de ferramentas e tecnologias. Também foram experimentadas ferramentas manuais e elétricas até tecnologias de ponta, como impressoras 3D, fresadoras e cortadoras a laser.

Os participantes westfalianos ainda puderam desenvolver habilidades e competências, e testar seus conhecimentos maker, aplicando-os na construção de projetos concretos. A partir de uma proposta da formação, utilizando o kit Gogo Board, elaboraram protótipos e consolidaram seus experimentos, testes e produções em uma Bengala Adaptada, um projeto interdisciplinas, que envolve diversas áreas do conhecimento e contempla muitas das possibilidades oferecidas pela robótica livre com o kit Gogo Board.

A formação proporcionou um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e rico em diálogo, estimulando o desenvolvimento de competências como criatividade, inovação, resolução de problemas complexos e trabalho em equipe. A partir dela, será possível seguir desenvolvendo possibilidades de aprendizagens interdisciplinares, enriquecendo a experiência educacional dos estudantes da rede municipal.

Compromisso com a educação

A capacitação em tecnologia, FABLEARN e cultura maker proporcionou aos educadores uma ampla visão das possibilidades educacionais, inspirando-os a explorar novas abordagens para o aprendizado dos estudantes e auxiliando-os em seu desenvolvimento para o mundo atual e para um futuro cada vez mais tecnológico e inovador.

A partir da formação, o Município reforça seu compromisso com a inovação e reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, voltada à formação integral dos estudantes e ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo atual e a melhoria contínua da educação, investindo na formação de seus professores e na promoção de práticas pedagógicas alinhadas às demandas. O secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, vê a formação de forma positiva, uma vez que a robótica tem feito parte do ambiente escolar em Westfália. “Adquirimos kits de robótica para desafiar nossos estudantes, além de estimular a sua criatividade. Por isso, precisamos de profissionais habilitados e capacitados para que os equipamentos sejam utilizados da melhor forma nas nossas escolas e por nossos alunos”, destacou Sieben, também agradecendo ao Instituto SESI pela formação.