02/12/2022

Distribuição de caixas personalizadas de medicamentos é case em mostra regional de saúde

Divulgação / AI Westfália

Representantes da Farmácia Municipal apresentaram o projeto durante a da 3º Mostra de Experiências Exitosas– Avança SUS! Fortalecendo a Saúde Pública do Vale do Taquari

Um projeto executado pela Farmácia Municipal de Westfália foi um dos 19 cases apresentados na 3º Mostra de Experiências Exitosas– Avança SUS! Fortalecendo a Saúde Pública do Vale do Taquari, realizado em Santa Clara do Sul no dia 29 de novembro. Na oportunidade, as farmacêuticas Joana Brune e Franscine Richter apresentaram o projeto “Caixas personalizadas de medicamentos – um cuidado especial em prol da comunidade westfaliana”.

A iniciativa da Farmácia Municipal de Westfália consiste na produção de caixas de medicamentos personalizados individuais para pacientes, em especial, pessoas idosas que administram sozinhas suas medicações. As caixas são produzidas também para pessoas com dificuldades na utilização e adesão.

Trata-se de uma ação que já existe há um ano. Em paralelo a ela, desde o início do ano são realizadas visitas domiciliares farmacêuticas, em que é possível acompanhar se os munícipes estão administrando a medicação de forma correta.

A secretária de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social de Westfália, Simone Heemann, que acompanhou as farmacêuticas, enalteceu a importância da iniciativa. “Tivemos a oportunidade de mostrar ao Vale do Taquari uma ação simples, mas que tem grande impacto no dia a dia da população. A equipe da Farmácia Municipal está de parabéns por esta importante ação de saúde que tem desenvolvida”, destacou.

A 3º Mostra de Experiências Exitosas– Avança SUS! Fortalecendo a Saúde Pública do Vale do Taquari foi uma realização do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS). O Avança SUS! Fortalecendo a Saúde Pública do Vale do Taquari ocorre anualmente em formato itinerante, possibilitando que o evento possa ser recebido em todos os municípios das Regiões 29 e 30 de Saúde, engajando os gestores e trabalhadores nessa grande troca de saberes em saúde pública na atenção primária.

O presidente do COSEMS/RS, Guilherme Ribas, participou da programação e destacou o alto nível das apresentações, dentre elas, a de Westfália. “Tivemos aqui 19 experiências exitosas, em diferentes áreas como planejamento estratégico, assistência farmacêutica, saúde mental, ciclos de vida, entre outros, que foram apresentadas por gestores e trabalhadores do SUS, tendo a finalidade de fortalecer as estratégias de qualificação dos processos de trabalho e a assistência aos usuários. Todo esse trabalho resulta em uma população cada vez mais saudável e com qualidade de vida”, avaliou.