02/09/2022

Concurso de Poesia e Oratória traz reflexão sobre tecnologia e sustentabilidade

A segunda noite da XIII Feira do Conhecimento de Westfália foi de desafio e superação para 17 estudantes de 6º a 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt. Nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, a programação foi marcada pela reedição do Concurso de Oratória e promoção, de forma inédita, do Concurso de Poesia, os quais tiveram como temática “Tecnologia a favor da sustentabilidade”.

Após breve abertura com mensagem da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, os alunos subiram ao palco, um a um, para a sua apresentação, oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre responsabilidades e compromissos de cada cidadão em relação aos problemas sociais, ambientais e educacionais das comunidades. Na EMEF Vila Schmidt, os concursos tiveram a coordenação das professoras Solaine Costa e Jaqueline Dortz.

Considerando critérios de voz, conteúdo, apresentação, tempo e harmonia, os 17 participantes foram avaliados por cinco jurados: Luciana Brune – jornalista do Grupo Popular de Comunicação; Bruna Becker – jornalista da Rádio Tirol; Lucildo Ahlert – acadêmico da Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT); Jaqueline Klein – secretária de Educação de Poço das Antas; e Joice Welter Ramos – coordenadora das escolas SESI no Rio Grande do Sul. O júri teve a missão de eleger os cinco alunos de destaque em cada modalidade.

A partir de análise criteriosa, ao final da noite foram conhecidos os destaques desta edição, sendo premiados, cada, com um vale-livro no valor de R$ 150,00. No Concurso de Poesia, Isabelle Luisa Wiethölter, Vandressa Gabrieli Horst Lindemann, Giovana Dahmer Knob, Débora Schröer e Natieli Monique de Oliveira Saueressig foram os destaques. Já no Concurso de Oratória, foram premiados Guilherme Werkhausen Rutz, Augusto Rigatti Bagatini, Isadora Dahmer Knob, Milena Horst e Bernardo Ferreira Barth.

Durante toda a XIII Feira do Conhecimento, há ainda outros atrativos: presença da Livraria Kadernu’s; exposição “Fauna Nativa: um olhar regional” do Museu de Ciências Naturais da Univates – espécies taxidermizadas de mamíferos e aves; presença da Cooperativa Escolar com a comercialização de sabão; troca-troca de livros entre a comunidade escolar; e coleta de resíduos (baterias, pilhas, eletrônicos e óleo de cozinha usado), com distribuição de sacolas ecológicas.

A XIII Feira do Conhecimento segue até esta sexta-feira, dia 02 de setembro, e é uma realização do município de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), com parceria da Livraria Kadernu’s, SESC Farroupilha, Escolas do SESI do RS, Eletrotec, Smart Tecnologia, Univates, Amigo Internet, Biscoitos Klain, Padaria Paissandu, Biscoitos Konrad e Restaurante da Rejane.

Atividades para os estudantes

Durante o dia, os estudantes da rede municipal de ensino participaram de conversa com os escritores Pablo Morenno e Christian David, que tiveram seus livros trabalhados em sala de aula. Foram momentos especiais de troca e esclarecimento de dúvidas sobre a profissão de escritor, inspirações e realizações.

Além deste momento de conversa, os alunos participaram de demonstração de Circuito de Robótica, uma oportunidade concedida através de parceria com as escolas do SESI do Rio Grande do Sul. A curiosidade falou alto e os estudantes puderam vivenciar, de perto, o funcionamento de robôs, alguns que, inclusive, já participaram de competições nacionais.