21/11/2022

Com destaque para os biscoitos, Westfália promete “Uma Delícia de Natal”

Divulgação / AI Westfália

Atrações natalinas fazem jus ao título de “Dossland”, evidenciando tradições natalinas com a culinária que destaca Westfália pelo Estado e pelo Brasil

Os biscoitos produzidos em Westfália têm levado o nome do município para diversos cantos do Brasil e, também, do exterior. E no Natal, a iguaria estará ainda mais em evidência. Isto porque, em sua programação, Westfália promete “Uma Delícia de Natal”, fazendo jus ao título “Dossland”, que traduzindo da Língua Westfaliana Brasileira – Plattdüütsk, significa a terra dos biscoitos.

A programação natalina foi lançada na noite de quinta-feira, dia 16 de novembro, tendo como local a Casa da Oase. Evento este que reuniu autoridades do município e da região, bem como representantes das quatro empresas produtoras de biscoito da “Dossland” Westfália: Biscoitos Klain, Biscoitos Konrad, Padaria Paissandu e Padaria da Rejane.

As atrações se concentrarão no Parque Municipal de Eventos e terão no biscoito a sua inspiração. Música, teatro, decoração temática e programação especial para as crianças integram a grade de atrativos que pretendem colocar Westfália no mapa turístico regional e estadual. A seguir, confira a programação completa.

Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisângela Schneider Wiethölter, a ideia é, com a programação, resgatar as memórias de infância. “Quando eu era criança, o Natal tinha um cheiro especial, dos biscoitos que minha avó fazia. Quando fecho os olhos, é o cheiro que ainda sinto hoje. Então, nossa programação quer fazer este resgate e oportunizar esta experiência que faz parte da nossa história”, afirmou.

O prefeito, Joacir Antônio Docena, corroborou a afirmação da secretária, enaltecendo também o desenvolvimento do turismo regional, onde Westália inova em trazer um produto diferenciado, mas que ao mesmo tempo faz parte da essência do município e da região. “Nossa programação faz um resgate das memórias de infância, daquilo que está nosso DNA e contribui na construção da nossa identidade”, pontuou.

Durante o lançamento, também foi apresentada a logomarca do projeto “Dossland”, que foi desenvolvida em conjunto pelas empresas fabricantes de biscoito do município. O desenho da logomarca ficou sob a responsabilidade de Samuel Dickel, que voluntariamente dedicou seu tempo para criá-la. A recepção musical do evento de lançamento ficou sob responsabilidade do Grupo Instrumental de Westfália.

O título “Dossland” integra o Plano Municipal de Turismo, tendo em vista o potencial econômico apresentado nesta área. A potencialidade foi debatida durante os encontros do Conselho Municipal do Turismo, que sugeriu a abordagem e entendeu o quanto a mesma pode contribuir para o reconhecimento do município no setor turístico, sendo o Natal uma das formas de familiarizar o título perante a comunidade.

Uma Delícia de Natal
> 13, 14, 15 e 16 de dezembro | Um Natal em Dossland
- “O biscoito de Natal e uma experiência de geração em geração”. Programação especial para as crianças.

> 17 de dezembro | 20h | Uma Delícia de Natal
- Grupo Instrumental
- Coral Municipal
- Teatro “O Auto de Natal”