10/10/2021

2º Concurso de Pinturas recebe inscrições até quarta-feira

Seguem abertas até a próxima quarta-feira, dia 13 de outubro, as inscrições para o 2º Concurso de Pinturas de Westfália. Os trabalhos deverão ter como referência a herança histórica da cidade, a partir de seu patrimônio material ou imaterial, e traduzir motivos pelos quais os westfalianos podem se orgulhar de viver no Município, por meio da produção das artes plásticas e visuais.

Podem participar da atividade cultural pessoas físicas maiores de 18 anos de idade. Participantes devem observar que não existe limite de trabalhos inscritos, desde que sejam de sua própria autoria, originais e inéditos. Não há custo para a inscrição de trabalhos no 2º Concurso de Pinturas de Westfália.

As inscrições seguem abertas e devem ser feitas na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), junto à Prefeitura, devendo a ficha de inscrição estar em envelope lacrado. A seleção final dos trabalhos se dará pela Comissão Julgadora determinada por portaria municipal, podendo contar com o auxílio de um profissional da área e/ou que tenha afinidade profissional com a área de pintura.

O regulamento completo do 2º Concurso de Pinturas está disponível no site da Prefeitura Municipal (www.westfalia.rs.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail smec@westfalia.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3762-4553. A atividade cultural é organizada pela Administração Municipal, através da SMEC.

Inscrições para o 2º Concurso de Pinturas

As inscrições serão confirmadas mediante a entrega de trabalhos em tamanho mínimo de 21cm x 29cm e tamanho máximo de 150cm x 250cm, com identificação adequada: pseudônimo, dados individuais e título da obra. O participante se responsabilizará por todas as etapas a serem desenvolvidas na construção e elaboração de sua pintura. Da mesma forma, será responsável por possíveis gastos com materiais, ferramentas e equipamentos necessários à confecção de sua(s) obra(s).

A ficha de inscrição está disponível ao final do regulamento, no site institucional do Município. Em casos de não observância de critérios como trabalhos de autoria própria, originais e inéditos, sujeita-se ao cancelamento da inscrição ou cassação de prêmios, sem prejuízo de outras sanções, inclusive penais.

Avaliação das obras

Os critérios avaliados serão: excelência da pintura quanto à qualidade, aos objetivos, à inovação, à linguagem artística e conteúdo; capacidade de execução da pintura de acordo com o cronograma de execução apresentado; público-alvo da pintura, considerando a importância da renovação e qualificação de público para as artes visuais; apresente maior impacto social, no que tange a maior participação da sociedade, como público estimado; e conformidade com as premissas estabelecidas no item 1 do regulamento.

Premiação da segunda edição

Serão premiadas as quatro melhores pinturas do concurso, sendo todas elas selecionadas pela Comissão Julgadora. Os prêmios do 2º Concurso de Pinturas de Westfália são:

1º lugar: R$ 1.000,00;

2º lugar: R$ 850,00;