Fredy Vieira / Governo RS
Leandro Augusto Hamester
Na manhã desta quinta-feira (09), o prefeito de Westfália, César Juliano Bloemker, participou, em Porto Alegre, do ato de assinatura do termo de cooperação e ordem de início do Programa Desassorear RS, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).
O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), reuniu representantes de 25 municípios contemplados com recursos nesta segunda etapa do programa. Westfália foi beneficiada com R$ 1.046.862,13, valor que será destinado à limpeza de cursos d’água nas áreas urbanas e rurais, com a retirada estimada de 15,3 mil metros cúbicos de sedimentos. O objetivo é prevenir alagamentos e reduzir riscos de transbordamentos provocados por chuvas intensas.
No município, serão executadas obras de desassoreamento em quatro pontos do Arroio Schmidt. A previsão é de que os trabalhos iniciem na segunda quinzena de novembro, com prazo de execução de 60 dias.
Bloemker ressalta a importância da ação para o município. “Westfália encaminhou projeto no primeiro semestre de 2025 para receber ações de limpeza e desassoreamento de rios, arroios e canais de drenagem do Programa Desassorear RS. Fomos contemplados na segunda fase do programa, que disponibiliza maquinário licitado pelo Governo do Estado para a prestação do serviço, com atenção voltada a locais suscetíveis a inundações e com maior concentração populacional. Estarmos entre os contemplados representa importante avanço no que diz respeito à segurança, sustentabilidade e qualidade de vida da população”, avalia.
O Programa Desassorear RS destina recursos aos municípios que decretaram situação de emergência em decorrência de eventos climáticos extremos nos últimos dois anos. Na primeira fase, foram atendidos 154 municípios, e nesta nova etapa outros 67 passam a integrar a iniciativa, que soma investimento total de R$ 305 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Somente no Vale do Taquari, são 32 municípios participantes.
Em todo o Estado, o programa já resultou na retirada de mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos de diferentes cursos d’água, contribuindo para melhoria da vazão e redução dos riscos de alagamento, conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo.
LEGENDAS DAS FOTOS
1 – Prefeito César Juliano Bloemker (2º da esquerda para direita) assinou termo de cooperação e ordem de início do Programa Desassorear RS
2 – Evento realizado em Porto Alegre reuniu representantes de municípios contemplados com recursos na segunda etapa do programa