05/10/2018

AMVAT discute a implantação do Centro Integrado de Operações

Evanete Inez Horst Grave representou Westfália na assembleia geral da entidade

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de diversos municípios da região estiveram reunidos na quinta-feira, dia 27 de setembro, para discutirem a implantação do Centro Integrado de Operações (CIOP), bem como a articulação entre os sistemas de videomonitoramento. O debate aconteceu durante a assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), tendo por local a Prefeitura de Lajeado.

Na oportunidade, Wesfália esteve representada pela prefeita em exercício, Evanete Inez Horst Grave. Além de gestores e autoridades de outros municípios da região, também participaram do encontro o assessor técnico do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Marcos André Teixeira da Rosa; o promotor de Justiça de Lajeado, Carlos Fiorioli; o presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Antônio Scussel; o delegado regional de Polícia, Miguel Mendes Ribeiro Neto; o inspetor-chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Reni da Silva; e o comandante do CRPO-VT, coronel Ricardo Hofmann.

Durante a assembleia, os representantes dos órgãos de segurança detalharam o projeto do Centro Integrado e enalteceram a importância do cercamento eletrônico na região, tendo em vista garantir mais segurança à região. Além disso, reforçaram o quão fundamental é a adesão dos municípios do Vale do Taquari ao SIM para a viabilização do projeto.

Dos 36 municípios que integram a AMVAT, 15 ainda não aderiram ao SIM, criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. Depois da adesão ao SIM, é de responsabilidade dos municípios, por meio de investimento próprio, a instalação de câmeras de videomonitoramento.

Westfália assinou o convênio com o SIM em 09 de julho. Posteriormente, o Município irá adquirir seus equipamentos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio do Taquari (Consisa-VRT). “Na assembleia da AMVAT, pode-se perceber que todos os gestores presentes estão preocupados com a segurança em seus municípios. É hora de unir forças e trabalhar coletivamente para que possamos combater crimes de forma eficiente”, completa a prefeita de Westfália em exercício, Evanete Inez Horst Grave.

Segurança em Westfália

No município de Westfália, inicialmente serão instalados cinco equipamentos de segurança. Eles estarão posicionados em pontos estratégicos centrais: no trevo de acesso, nas imediações do Complexo Escolar, na Avenida Henrique Uebel (nas proximidades do Sicredi), nas imediações da Casa da OASE e próximo à Prefeitura Municipal. Esta é apenas uma projeção, uma vez que estudos são realizados para identificar os melhores locais.

As câmeras de videomonitoramento serão adquiridas com recursos próprios da municipalidade. Se houver necessidade, a Administração Municipal de Westfália ampliará o projeto futuramente.

• Além de prefeitos, vice-prefeitos e secretários, representantes dos órgãos de segurança também participaram da assembleia
  • Assembleia geral da AMVAT foi sediada na Prefeitura de Lajeado
  • Evanete (e) representou Westfália no encontro