Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Estrutura Administrativa

Educação, Cultura, Turismo e Desporto

Endereço: Rua Leopoldo Fiegenbaum, nº 488 - Centro
Email: smec@westfalia.rs.gov.br
Atendimento: 07h30min às 11h30min - 13 horas às 17 horas (segunda a sexta-feira)

Elisangela Schneider Wiethölter
Sec. de Educação, Cultura, Turismo e Desporto

É formada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Inclusão Escolar e Coordenação Pedagógica pela mesma Universidade. Entre os anos 2000 e 2006, atuou como professora dos Anos Finais e Ensino Médio. Ocupou o cargo de Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt de 2005 à 2007. Assumiu a Coordenação Pedagógica da rede municipal de ensino entre 2008 e 2016 e presidiu o Conselho Municipal de Educação entre os anos de 2010 à 2014. Ainda atuou na rede estadual de ensino, exercendo a função de professora e vice-diretora. Em 2017, tornou-se secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Competências

- planejamento, execução, coordenação e controle de todas as atividades educacionais desenvolvidas pelo Município, especialmente às que dizem referência ao Ensino Fundamental;
- orientação pedagógica;
- supervisão do ensino administrado pela e na rede municipal de ensino;
- promover o desenvolvimento cultural do Município;
- promover cursos de aperfeiçoamento do quadro do Magistério Público Municipal;
- planejar e executar programas que facilitem o acesso de estudantes à rede municipal de ensino, bem como proporcionar cultura, lazer e promoções esportivas no âmbito municipal.
- desenvolver atividades direcionadas ao turismo cultural e de divulgação do Município;
- organização e manutenção das bibliotecas e museus municipais, supervisão do patrimônio histórico do Município, além de promoções relacionadas com o desenvolvimento cultural da comunidade;
- organização e promoção de eventos turísticos, levantamentos e manutenção de um cadastro de pontos turísticos de Município e elaboração de projetos e atividades relacionadas especificamente com o turismo.

De olho na Educação
Westfália conta com quatro escolas municipais: uma localizada na sede e as demais no interior. São atendidos aproximadamente 350 alunos, sendo que as aulas acontecem somente durante o dia. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, localizada no perímetro urbano, oferece Ensino Fundamental completo e turno inverso para as crianças com idade mínima de 5 anos. As demais escolas se localizam na área rural e atendem somente a Educação Infantil e Séries Iniciais: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes (Linha Frank); Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac (Linha Berlim); e Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco (Linha Paissandu). O município também conta com uma Escola de Educação Infantil e uma Escola Estadual de Ensino Médio.

Além do reforço escolar, também são oferecidas diversas atividades extraclasses com intuito de complementar as aulas, motivando novas descobertas e estimulando a integração, inclusão e socialização. Muito além do desenvolvimento de talentos, as oficinas oferecem um espaço de expressão e reflexão, oportunizando o diálogo sobre temas e enfrentamentos do cotidiano de nossas crianças e adolescentes. As atividades extraclasses são oferecidas nas seguintes modalidades: dança moderna, vôlei, atletismo, futsal, instrumentos musicais, teatro, coral juvenil, patinação e grupo instrumental.

A Secretaria também promove outros programas com intuito de incentivar as crianças e jovens a desenvolverem seus potenciais nas mais diversas áreas: Campeonato de Xadrez, Concurso de Oratória, Concurso de Paródias, e participação em Olimpíadas.
Ao corpo docente são oferecidos Cursos de Formação Continuada, visando a constante qualificação do quadro de professores. As escolas contam também com laboratórios de informática, nos quais os alunos aprendem desde cedo a familiarizar-se com as tecnologias. Junto à Biblioteca Pública Municipal Professor Henrique Beckmann, os munícipes dispõem de um Telecentro.

Cuidados e higienização são indispensáveis no uso da máscara

Confirmado primeiro caso de Coronavírus em Westfália