Saúde e Assistência Social

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Secretário: Joacir Antonio Docenasaude-foto

A Secretaria Municipal da Saúde, Habitação, Trabalho e Assistência Social foi instituída através da Lei Municipal nº. 01 de 03 de janeiro de 2001.

As atribuições básicas são: assistência médico-social de apoio às atividades comunitárias, o auxílio aos necessitados, a reabilitação, recuperação e a melhoria das condições de vida dos grupos sociais mais necessitados.

A Secretaria Municipal da Saúde presta atendimento à população em uma Unidade de Saúde cadastrada junto ao CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde, com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS).

UNIDADE SANITÁRIA DE WESTFÁLIA

Esta Unidade funciona num espaço físico construído com recursos municipais e recursos federais através de emendas parlamentares. Aqui se realiza todo o serviço administrativo e burocrático, ou seja, a administração da Secretaria Municipal de Saúde. A população conta nesta unidade com o serviço de recepção com agendamento de consultas da rede básica, agendamento das especialidades (consultas e exames), agendamento de veículos, remarcação de consultas e exames nos hospitais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Taquari. São disponibilizados nesta Unidade, consultas nas áreas de:

  • Medicina da Família – 40 horas semanais – média de 40 consultas por semana na Unidade e três turnos para atendimento domiciliar aos pacientes acamados, feiras de saúde e outros;
  • Clínica pediátrica – 10 horas semanais – média de 40 consultas por semana;
  • Clínica gineco/obstetra – 08 horas semanais – média de 30 consultas por semana
  • Clínica Odontológica – 40 semanais – média de 45 consultas por semana e um turno por semana para atendimento nas escolas.
  • Psicologia – 20 horas semanais – média de 25 consultas semanais;
  • Nutricionista – 20 horas semanais – média de 25 consultas semanais;
  • Medicina Interna – 25 horas por semana – média de 40 consultas por semana;
  • Psiquiatria – 08 horas mensais – média de 20 consultas mês.
  • Fonoaudióloga – 04 horas semanais – média de 5 consultas por semana

 

Além do atendimento descrito, funciona diariamente o serviço de enfermagem, farmácia com dispensação de medicamentos realizado por uma farmacêutica, setor de vigilância epidemiológica com sala de vacinas, agente de campo da dengue, almoxarifado, TI, coordenação do ESF e ESB, sala de pequenas cirurgias, procedimentos básicos e sala de esterilização.

Servidores da Secretaria Municipal da Saúde

  • Carine Spiazzi Gonzatti – Psicóloga
  • Marise Santos Aguiar – Nutricionista
  • Alexandre Santos Nunes – Enfermeiro
  • Ana Paula Goldmeier – Técnica Enfermagem
  • Iuri Costa da Silva – Médico do ESF
  • Daniele Godinho – Médico clínico
  • Fábio Rucks – Técnico Enfermagem
  • Francine Richter – Farmacêutica
  • Adriano Barth – Dentista da ESB
  • Edel Liane Musskopf – Auxiliar de Saúde Bucal
  • Rejane Eggers – Agente de Saúde
  • Naira Wahlbrinck – Agente de Saúde
  • Michele Korte Radavelli – Agente de Saúde
  • Regina Baller – Agente de Saúde
  • Dionéia Markus – Agente de Saúde
  • Simone Heemann – Agente de Saúde
  • Grazieli Kohl – Auxiliar de Escritório
  • Neiva Horst – Auxiliar de Escritório
  • Caroline Von Muhlen Ahlert – Auxiliar de Escritório
  • Deise Herberts – Assistente Social
  • Maicon Fernando dos Santos – Assistente Social
  • Marcelo Kist – Médico Pediatra
  • Alexsandro Bennemann – Psiquiatra
  • Letícia Henemann Leite – Médica Gineco/Obstétrica
  • Thaís Dahmer – Auxiliar de escritório
  • Nivia Wietholter Dentee – Auxiliar de farmácia
  • Carlos Generosi – Médico clínico
  • Luciane Inês Tirp Marques – Servente
  • Joacir Antônio Docena – Motorista
  • Rene Réx – Motorista
  • Dirlei Bronstrup – Motorista
  • Ronaldo Horst – Motorista
  • Gerson Luis Rojas – Motorista

CONVÊNIOS

Associação Beneficente Ouro Branco – Hospital Ouro Branco

Serviços disponibilizados:

  • PAMA – Pronto Atendimento Médico Ambulatorial – 170 à 190 atendimentos mês;
  • Sobreaviso de urgência nas especialidades – Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Cardiologia, Neurologia e Clínica Médica.

Associação Franciscana de Assistência a Saúde de Estrela – Hospital de Estrela

Serviços disponibilizados:

  • PS – Pronto Socorro – 15 à 20 atendimentos mês.
  • Ortopedia e Traumatologia – urgência e emergência

Sociedade Caridade de Lajeado – Hospital Bruno Born

Serviços disponibilizados:

  • Central de consultas, exames e cirurgias eletivas especializadas. 10 à 15 atendimentos mês;
  • Radioterapia e Quimioterapia – CTA

Consórcios Intermunicipais de Saúde – CONSISA – Vale do Taquari

Serviços disponibilizados:

  • Consultas especializadas;
  • Exames laboratoriais e de imagem;
  • Internações Cirúrgicas;
  • Internações Clínicas;
  • Internações obstétricas;
  • Outros.

SISCAÍ – Vale do Caí­

No mês de outubro de 2010, a Secretaria Municipal da Saúde de Westfália, assinou convênio com o SISCA͍ – Vale do Rio Caí, com sede na Cidade de Montenegro. A intenção é poder usufruir os serviços de saúde não disponibilizados aqui no Vale do Taquari. Dentre os mais importantes, citamos a aquisição de medicamentos, serviços de Fonoaudiologia, entre outros.

SAMU – Serviço de atendimento móvel de urgência

Serviços disponibilizados:

  • Atendimento Pré-hospitalar móvel em situação de urgência de qualquer natureza;
  • Atendimento Pré – Hospitalar (APH) Móvel na cidade em situações de urgência de qualquer natureza.

Departamento Municipal de Assistência Social

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A Política de Assistência foi implantada no município de Westfália em 2001. Como política pública de direito, tem como objetivo atender as famílias do município através dos serviços, programas e projetos, procuramos tornar visível esta política tão importante na garantia dos diretos de cidadania. Estamos lotados na Secretaria Municipal da Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, porém temos estruturado Departamento próprio: Departamento Municipal de Assistência Social. Dentre os serviços desenvolvidos:

SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Serviços realizados em grupos respeitando seu ciclo de vida, a fim de fortalecer vínculos familiares, sociabilização e a vivência para o enfretamento da vulnerabilidade social.

  • Crianças de 0 a 6 anos: atendemos crianças que semanalmente vêm até o CRAS – A casa da Família, onde são atendidos por profissionais com atividades de estimulação e sociabilização, através da psicomotricidade e do brinquedo;
  • Grupos de Convivência de Idosos: É oferecido quinzenalmente no CRAS momentos de conversação e orientação e após oficina de artesanato. Além disso, são realizadas atividades semanais, quinzenais e mensais de atividades físicas e lúdicas, respeitando a particularidade de cada grupo e de forma descentralizada nas comunidades;
  • Grupos de Idosos: São atendidos bimestralmente no CRAS através de seus presidentes ou representantes dos 04 grupos, onde são assessorados nas atividades e participam do planejamento de ações junto aos grupos. Além dessa atividade, são acompanhados nas reuniões locais.

PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

  • São atendidos crianças e adolescentes de 6 a 15 anos nas localidades, por profissionais do CRAS com atividades lúdicas, físicas e de artesanato. Temos a parceria com a Secretaria Municipal da Educação através das escolas municipais onde são desenvolvidas as atividades e no também no CRAS;
  • São atendidas crianças e adolescentes no CEMATIA (Centro de Turno Inverso ás Aulas) de 6 a 15 anos, quinzenalmente com profissionais do CRAS com atividades lúdicas e físicas, de orientação e integração social;
  • PcD’s e seus familiares: Pessoas com Deficiências “Grupo Amigos Unidos”: são atendidos no CRAS, semanalmente onde são trabalhadas atividades de motricidade fina, ampla, atividades físicas, teatro e dança, orientação, sociabilização e apoio. No Telecentro são desenvolvidas atividades de informática. São realizadas reuniões com os familiares que tem por objetivo a aproximação da família;
  • Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Famílias: Mensalmente são atendidos grupos de famílias – Orientação e Apoio Sócio-familiar no CRAS e nas localidades de forma descentralizada, onde são oferecidos momentos de orientação, informação e apoio, além de oficinas de artesanato.

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Além desses grupos, diariamente é feito o Plantão Social, aonde os munícipes que chegam até o CRAS são orientados, informados e encaminhados para a rede sócia assistencial. É realizado também o Cadastramento Único para os Programas Sociais com informações, cadastro, atualizações, visitas domiciliares e encaminhamento para outros serviços. Também no CRAS acontecem reuniões mensais dos conselhos: da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Habitação. Visitas domiciliares, empréstimos de material de reabilitação, convênios com casa lar para idosos e casa de passagem são outros serviços disponibilizados na Assistência Social. Temos participação assídua em reuniões do COGEMAS (Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social) e organizações diretamente ligadas a Política de Assistência Social.

Atendimento

De segunda à sexta-feira.

Manhã: 7:30 às 11:30.

Tarde: 13:00 às 17:00.

Fone/Fax

Fone: (51) 3 762 45 53 R: 335 ou 336

E-mail: assistencia@westfalia.rs.gov.br

Rua Leopoldo Fiegenbaum, nº 488