Agricultura e Meio Ambiente

Secretário: Vitor Cristiano Ahlert

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Westfália conta atualmente com 427 propriedades rurais e 795 talões de produtor, apontada como a principal responsável pelo desenvolvimento da cidade. Em 2010 gerou 64,9% de retorno no que diz respeito ao ICMS e teve 16% do orçamento investido na agricultura.

agricultura-foto

Os financiamentos do governo federal abrangeram R$ 6,4 milhões (em 2011) para o setor da Agricultura, onde a mesma é distribuída em vários setores, contudo, são três os mais produzidos: leite, frango e suíno. Uma média mostra que, cerca de 90% dos produtores rurais, trabalham com duas dessas culturas e 90% das mesmas é mecanizada, o que torna o serviço mais rápido e prático.

As famílias por sua vez, possuem mais de uma fonte de renda familiar, o que acaba contribuindo para evitar o êxodo rural e ainda com programas subsidiados pela prefeitura, como o programa de Terraplanagem, para melhorar o acesso às propriedades de todos munícipes; contam com o programa de Lonas Plásticas que é subsidiada em até 50%; Sementes de Aveia e Azevém, com um auxílio de até 50% aos produtores; Cada produtor tem direito a ajuda com fertilizantes; No programa de Inseminação e Veterinária, são subsidiadas as corridas feitas em todas as propriedades.

Resultando no melhoramento e na qualidade de cada propriedade, dando a oportunidade dos produtores aumentarem sua produção. Em 2010, a produção de leite foi de 16,2 milhões de litros, 15,5 milhões de frango, já na suíno cultura, são abatidos cerca de 54 mil suínos anualmente.

Na questão de programas, ainda se conta com o programa de Reflorestamento, onde 50% é subsidiada pela Prefeitura e ainda o transporte. A Prefeitura Municipal de Westfália oferece diversos outros programas para os produtores, como:

  • Milho troca-troca: subsidiado em até 50% pela prefeitura;
  • Transporte de Mudas Frutíferas;
  • Everminação;
  • Aplicação de BTI (borrachudos);
  • Subsídio para Teste de Tuberculose de até 50%;
  • 40% de ajuda na análise do solo;
  • Transporte de calcário;
  • Caminhão Tanque (água em casos de emergência);
  • Britas para facilitar o acesso às propriedades;
  • Recursos para Associação Rural Sustentável de Westfália;
  • Febre Aftosa: gratuito e feita por profissionais da Prefeitura em propriedades de até 50 cabeças;
  • Lavagens de Aviários;
  • Fechamento de silos e outros;

O Departamento do Meio Ambiente, através da Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente, tem um papel muito importante no desenvolvimento sustentável do município de Westfália, trazendo o bem estar à população e mantendo o equilíbrio ambiental da região.

O departamento tem seu enfoque no licenciamento ambiental das atividades agrosilvopastoris de subsistência, manejo de vegetação, parcelamento de solos e na indústria, comércio e serviços, de impacto local. Garantindo a proteção do Meio Ambiente.agricultura-e-meio-ambiente-westfalia

Os resíduos sólidos urbanos gerados no município são destinados à Central de Triagem e Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos de Westfália, que por sua vez, separa e envia o material não aproveitável ao aterro sanitário em Minas do Leão/RS.

Também contamos com o programa para o controle ao mosquito borrachudo (Simulídeos), com a aplicação de BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) em todo o território do município, contando com mais de 100 (cem) aplicadores voluntários, além de outros programas desempenhados pelo departamento.