Pontos Turísticos

O município de Westfália, pela sua localização estratégica, entre a Grande Porto Alegre e a região industrial de Caxias do Sul, e pelo acesso direto à rodovia Rota do Sol, que interliga os dois pólos e a região com o litoral catarinense, apresenta condições básicas para o desenvolvimento de atividades turísticas. A rodovia tem um tráfego intenso, principalmente na época das férias, o que abre perspectivas de atração de visitantes no município com poder aquisitivo.

Além da localização privilegiada, apresenta vários atrativos que podem ser explorados turisticamente. Entre esses atrativos, encontram-se paisagens de vales e montanhas, matas naturais com flora diversificada, florida e com fauna preservada, cachoeiras e uma extensa área, localizada na parte mais alta do município, com várias lagoas naturais, como a do Tico-Tico e a dos Marrecos, as quais têm águas límpidas e perenes. Na referida área há belos mirantes e podem ser feitas trilhas ecológicas e trilhas de jipe.

Outro atrativo é a arquitetura em estilo enxaimel, sendo que existem muitas casas antigas preservadas e restauradas em todas as localidades. Em algumas propriedades, os agricultores já estão organizando áreas ajardinadas para visitação pública em que são apresentados alguns equipamentos utilizados antigamente, como a prensa de cana, utensílios para fazer o sapato-de-pau, carroças e outros. Algumas propriedades que apresentam este tipo de atrativo já podem ser visitadas, como a de Adriano Horst de Linha Paissandu e o Museu da Família Ahlert de Linha Schmidt Fundos.

Mas os principais expoentes que complementam as demais são o dialeto e o sapato de madeira, ambos conhecidos como sapatos-de-pau. Em relação ao sapato-de-pau, que é símbolo do município, pode ser encontrado ainda um agricultor que o fabrica de forma artesanal. Além disso, na entrada da cidade, o mesmo pode ser encontrado como um monumento do município e também no formato das lixeiras.

O Município tem uma praça ampla e com características específicas para o lazer dos munícipes e como atrativo para visitantes.

Anualmente, Westfália festeja seu aniversário que atrai milhares de pessoas ao município. Um dos atrativos é a realização de um jogo de futebol em que são usados fardamento típico e chuteiras de sapatos-de-pau.

Westfália, também, apresenta um potencial para o turismo de negócios, podendo ser adquiridos artigos de artesanato, alimentos produzidos de forma artesanal como queijos, doces e balas. Atualmente, já existem duas propriedades que participam de uma rota turística, Rota Germânica, tendo como atividade a produção de cogumelos, leite de cabra e chás medicinais.

Com a implantação de parreirais e plantações de figo, o município está abrindo possibilidades para visitantes comprar uva de mesa, vinho artesanal, frutas e compotas.

Os ponto turísticos, os mais visitados são a Prefeitura Municipal, a Igreja Evangélica Sião, localizada na Linha Frank, e o Paraíso Paissandu.

Rota Germânica

Westfália participa juntamente com o município de Teutônia de uma rota turística, a Rota Germânica. As casas em estilo enxaimel e a gastronomia nos levam ao passado e a uma reflexão acerca daqueles primeiros imigrantes que aqui construíram seus lares. Entre as suas atrações estão:

Centro Administrativo

centro-administrativo

O Centro Administrativo de Westfália foi inaugurado em Março de 2007. Construído em terreno próprio com área de aproximadamente de um hectare, possui três pavimentos e área construída de 1.200 m². É um retrato de um povo simples e hospitaleiro que prima pela preservação de sua cultura.

Igreja Evangélica Sião

igreja-centenaria-linha-frank

Localizada na comunidade mais antiga do município, a então Comunidade Zionsgemeide de Linha Frank. Foi uma das primeiras igrejas erguidas na região. Com mais de 100 anos, a igreja apresenta peculiaridades como a torre erguida em pedra grês e o registro do batismo do ilustre ex-presidente do Brasil, o general Ernesto Geisel.

Paraíso Paissandu

paraiso-paissandu

Com uma localização privilegiada, entre a paisagem de vales e montanhas, matas naturais com flora diversificadas, na localidade de Linha Paissandu, o Paraíso Paissandu é um espaço de lazer e recreação. Um empreendimento ambicioso que abrange 110 hectares de muita mata e belíssimas lagoas. O local disponibiliza piscina, área para pesca, locais para acampar, além da possibilidade de contemplar as belezas da natureza.

www.paraisopaissandu.com.br